
Catarata
Entenda como se forma a catarata e descubra opções modernas de lentes intraoculares.
O que é a catarata?
A catarata é uma opacificação progressiva do cristalino, a lente natural do olho, que leva à piora da visão. Semelhante a um vidro que está sujo. É uma das principais causas de cegueira reversível no mundo. Com o envelhecimento, é comum que essa lente fique turva, mas a catarata também pode surgir por traumas, uso prolongado de corticoides, doenças metabólicas como o diabetes e até por fatores genéticos.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da catarata se desenvolvem de forma gradual e incluem visão embaçada, dificuldade para enxergar à noite, sensibilidade à luz, necessidade frequente de trocar os óculos e visão dupla em um dos olhos. Muitos pacientes relatam que sentem como se estivessem vendo através de um vidro fosco.
Catarata tem cura?
Sim! A catarata é tratada exclusivamente com cirurgia. Não há colírios ou remédios que revertam a opacificação do cristalino. A boa notícia é que, quando operada corretamente, a catarata tem um dos maiores índices de sucesso entre todas as cirurgias da medicina.


Tratamento de Catarata
Descubra opções modernas de tratamento e lentes intraoculares.
Quando a Cirurgia é Indicada?
A cirurgia é indicada quando a catarata começa a interferir na qualidade de vida e nas atividades do dia a dia. Não é necessário esperar "amadurecer". O procedimento é rápido, seguro e feito com anestesia local. Ao retirar o cristalino, é necessário colocar uma lente dentro do olho no local em que estava o cristalino.
Lentes Intraoculares
Hoje existem opções de lentes intraoculares que proporcionam independência dos óculos de longe e de perto após a cirurgia.
Dr. Vinícius Portela - CRMSP 250652
Cuidando da saúde dos seus olhos com excelência.
Consultas
Dr. Vinicius Portela
© 2025. All rights reserved.